ESCOLHAS, ROTAS E DESVIOS: PESQUISA E PROCESSOS DE CRIAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

Biblioteca de Serralves
13 SET 2017
Com Valquíria Prates, educadora, curadora e escritora.
Exposições de arte contemporânea são pontos de encontro entre arte, educação e outras áreas do conhecimento presentes nos trabalhos de artistas, curadores e mediadores envolvidos na sua realização. Como agentes de transformação de ideias, professores e mediadores podem tornar-se participantes das proposições de contacto com questões locais e globais da atualidade, estabelecendo diálogos com repertórios e contextos de todos os envolvidos. Este encontro pretende abordar os sentidos e funções da criação na educação em arte, a partir dos procedimentos de trabalho de artistas que fazem parte da publicação "Incerteza Viva: processos artísticos e pedagógicos – 32ª Bienal de São Paulo” e de relatos de práticas de professores, tocando questões relacionadas com a interpretação, planeamento, realização e processos de avaliação como celebração em ações pedagógicas.
Sessão inserida no programa "MEDIAÇÃO/EDUCAÇÃO: PARA PENSAR A EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI": programa de encontros dedicado a pensar a articulação entre educação formal e não formal e a contribuição desta para os novos caminhos da educação. Com este novo programa de encontros, dirigidos a professores de arte e de outras disciplinas, o Serviço Educativo de Serralves procura ser parceiro do professor e convidar investigadores e artistas para refletir, dialogar e questionar a Educação no e para o século XXI.
Lotação: 60 pessoasAcesso: 3€ (Amigos de Serralves, estudantes e maiores 65 anos: 50% desconto)


Imagem: 32BSP - Educativo - Ações de Difusão. Ações de Difusão: Deslocamentos do corpo para uma aprendizagem inventiva, o Laboratório com professores e educadores no MASP discute os processos criativos dos artistas Francis Alÿs e Koo Jeong A. (c) Pedro Ivo Trasferetti / Fundação Bienal de São PauloFundação VALQUÍRIA PRATES Escritora, curadora e educadora, atua como colaboradora de museus, bibliotecas, universidades, escolas e instituições culturais realizando programas de educação, mediação e formação, fazendo curadorias de exposições e organizando publicações. Desde 2014, dirige com Valéria Prates Gobato a Agência de Viagens Espaciais (AVE), onde investigam infância, juventude e imaginação política em experiências de leitura e interpretação com livros de arte, álbuns ilustrados e livro de artista. Atualmente, realiza a pesquisa de doutoramento "Como fazer junto: processos coletivos de criação em arte e educação" no Instituto de Artes da UNESP, sob orientação da Prof. Dra. Rejane Coutinho. Em consonância com o trabalho desenvolvido, organizou com o curador Jochen Volz o livro Incerteza Viva - processos artísticos e pedagógicos na 32a. Bienal de São Paulo.
ESCOLHAS, ROTAS E DESVIOS: PESQUISA E PROCESSOS DE CRIAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO
serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile