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OPEN CALL CRIATIVOS, DESIGNERS E MARCAS 2025

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OPEN CALL CRIATIVOS, DESIGNERS E MARCAS 2025

A Fundação de Serralves tem o prazer de anunciar os vencedores da Open Call Criativos, Designers e Marcas 2025, uma iniciativa da Loja de Serralves que contou com cerca de 200 candidaturas de designers, coletivos, artistas e marcas, que apresentaram propostas inovadoras nas áreas de vestuário, acessórios e objetos de decoração, privilegiando a criatividade, a identidade visual e a consciência ecológica, confirmando a vitalidade, a criatividade e a diversidade do design em Portugal.



Este concurso teve como objetivo contribuir para a valorização do design português, promovendo a criação de produtos originais ligados à arte, à cultura visual e à sustentabilidade.

Os projetos vencedores distinguem-se pela sua originalidade, inovação, sustentabilidade, potencial de comercialização e pela sua adequação ao universo de Serralves.


1º lugar - Pin:Pin, de ASA Leather Work

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Objeto híbrido, modular, multifuncional e evolutivo, é formado por peças geométricas de impressão 3D, revestidas a couro, que se ligam entre si através de ímanes, permitindo um número infindável de disposições. Cada cor simboliza uma emoção -  Alegria, Amor, Tranquilidade, Confiança, mas também Tristeza, Ansiedade, Raiva e Vergonha.

ASA Leather Work é um atelier de Lisboa, fundado pela aquiteta Stéphanie Branco, que cria produtos em couro de curtimenta vegeta, de forma 100% artesanal, usando a técnica de costura manual “seleiro” com duas agulhas e a de revestimento em couro “gainerie” e integrando impressão 3D com filamentos de origem vegetal. Recebeu o Design Award 2024, marca presença em exposições na Milan Design Week, e tem recebido destaque em diversas publicações, como Design Boom, A’Design Award, Made in Portugal Naturally, Fashion Network, Lux Woman, Revista Style, Mood - Museum of Design, entre outras.

2º lugar - Dragon’s Spine, de Out on Horse

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Camisa com a espinha dorsal de um dragão nas costas, começa com uma história e um elemento simbólico, que transformam uma peça comum num superpoder vestível divertido.  

Out on Horse é um projeto que usa vestuário como meio criativo, transformando peças simples — camisas, coletes, sweatshirts ou lenços — através da introdução de elementos simbólicos e absurdos. Todas as criações são produzidas fora do ciclo da fast fashion, recorrendo a tecidos deadstock de fábricas locais. Cada peça é concebida integralmente pela autora, desde a seleção dos materiais ao tingimento e confeção. 

3º lugar - Coleção TIMBRE, de Rosana Sousa

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A Coleção TIMBRE nasce de uma reflexão crítica sobre o uso da madeira, ao unir estética, funcionalidade e sustentabilidade, transforma excedentes de produção, nogueira e carvalho maciços recuperados em peças de mobiliário e objetos de coleção.


Rosana Sousa é uma designer multidisciplinar sediada em Portugal, cujo trabalho cruza o saber-fazer tradicional com a inovação contemporânea. As suas criações refletem um equilíbrio entre técnica e expressão artística, unindo atenção ao detalhe, consciência sustentável e investigação em novos biomateriais. O seu trabalho tem sido apresentado em eventos como a Milan e a Lisbon Design Week, e foi distinguido com prémios como o Morgado Sustainable Design Prize 2025 e o Isola Design Award 2024.


Por decisão do júri, atribui-se uma menção honrosa ao projeto Carrinho Português, de Ana Luísa Rufino, inspirado na clássica cadeira portuguesa, a cadeira Gonçalo, com linhas influenciadas por Alvar Aalto.

Menção Honrosa do Júri - Ana Luísa Rufino

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Por decisão do júri, atribui-se uma menção honrosa ao projeto Carrinho Português, de Ana Luísa Rufino, inspirado na clássica cadeira portuguesa, a cadeira Gonçalo, com linhas influenciadas por Alvar Aalto. Peça de design composta por dois tabuleiros fixos, uma gaveta/tabuleiro extra e dois rodízios. Ideal para espaços exteriores ou interiores.


O projeto afirma-se pela criação de peças de design que cruzam tradição e modernidade. Ana Luísa Rufino é uma jovem arquiteta criativa, formada pela FAUL e com experiência em ateliers como maisr Arquitetos, Aspa e Homestories, além de fundadora da marca de joalharia aarc.

Júri 


As candidaturas foram avaliadas por um júri constituído por Jeremy Aston, Maria Souto de Moura, Carina Bastos e Hugo Sousa.

Jeremy Aston é um designer premiado com mais de 20 anos de experiência em setores como indústria, saúde, têxteis, transportes e educação. Coordenador do Mestrado em Design de Produto na ESAD, desenvolve projetos que unem design, tecnologia e sustentabilidade.

Maria Souto de Moura é arquiteta formada pela FAUP, distinguida com o Prémio Viana de Lima em 2014. Colaborou com Álvaro Siza até 2023, é cofundadora do fr-ia e desenvolve paralelamente trabalho artístico exposto desde 2017.

Carina Bastos

Hugo Sousa é pai de três filhos é licenciado em Design de Comunicação pela ESAD – Matosinhos e mestre em Marketing Digital pelo ISCAP – Porto. Iniciou a sua carreira profissional em 2009, integrando em 2010 na Fundação de Serralves, onde trabalhou como designer de comunicação até 2021. Entre 2022 e 2024, integrou a equipa da Shamir Optical Portugal, desempenhando funções na área de Marketing Criativo. Desde 2025, é Coordenador de Comunicação na Fundação de Serralves, cargo que ocupa atualmente.




A Loja de Serralves organizará brevemente um evento de lançamento para apresentar o projeto vencedor do 1.º Prémio, dando início à sua integração na oferta exclusiva da Loja de Serralves, à qual se juntarão o 2.º e 3.º classificados.

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