
Esta função tem como principal missão garantir os trabalhos de inventariação, catalogação, investigação, estudo, organização, exposição e valorização das exposições.
Principais Responsabilidades:
Assegurar a manutenção e atualização do arquivo, em suporte informático e documental, relativo à entrada e saída das obras de arte emprestadas à Fundação de Serralves e aos respetivos relatórios de estado de conservação das obras, com vista à disponibilização atualizada de informações sobre as mesmas, sempre que necessário;
Identificar e implementar práticas de conservação preventiva através da avaliação e acompanhamento do estado de conservação das obras de arte em exposição, bem como solicitar e coordenar as intervenções de conservação e restauro necessárias para a manutenção do bom estado das obras de arte emprestadas à Fundação de Serralves;
Garantir o processo de transporte de recolha e/ou devolução de obras de arte emprestadas à Fundação de Serralves, supervisionando o manuseamento das mesmas durante o processo de carga/descarga, embalagem/desembalagem, o acondicionamento, e sua instalação em exposição, articulando com as equipas internas e externas associadas;
Orçamentar, organizar e garantir a realização do seguro das obras de arte emprestadas à Fundação de Serralves, bem como gerir eventuais processos de sinistro com as obras de arte emprestadas à Fundação de Serralves;
Apoiar na realização do planeamento dos recursos humanos e materiais necessários, durante a montagem e desmontagem de uma exposição em estreita colaboração com o curador responsável pela coordenação da exposição;
Acompanhar, na qualidade de courier, as obras de arte a serem utilizadas nas exposições realizadas pela Fundação de Serralves, bem como acompanhar o trabalho de couriers de outras instituições proprietárias de obras de arte emprestadas à Fundação de Serralves, durante a montagem e desmontagem das exposições, assegurando a conformidade dos procedimentos e requisitos definidos.
Competências desejadas:
Procuramos uma pessoa proativa, dinâmica e comunicativa, com experiência em função de Registrar, que tenha capacidade de trabalhar de forma transversal e interdisciplinar, e que reúna as seguintes condições:
Formação superior em História de Arte, Museologia, Restauro, Conservação ou similar;
Experiência mínima de 4 anos em função similar;
Conhecimento prático de preservação, manuseamento, armazenamento e segurança de obras de arte;
Conhecimento das técnicas de gestão de acervo, metodologia museológica, sistemas de catalogação, seguros e procedimentos alfandegários;
Domínio da língua inglesa, falada e escrita (obrigatório);
Disponibilidade para trabalhar em horários diferenciados, incluindo fins de semana;
Carta de Condução;
Domínio de ferramentas informáticas, nomeadamente Excel.
Para apresentar candidatura a esta função, solicitamos o preenchimento do formulário de candidatura, acompanhado do seu curriculum vitae e carta de motivação aqui, até ao limite do dia 20 de setembro de 2025.
This position's primary mission is to ensure the inventory, cataloguing, research, study, organization, exhibition, and enhancement of the collections.
Main Responsibilities:
Ensure the maintenance and updating of both digital and physical records regarding the entry and exit of artworks loaned to the Serralves Foundation, as well as their condition reports, to provide accurate and up-to-date information whenever required;
Identify and implement preventive conservation practices by monitoring the condition of artworks on display, as well as requesting and coordinating necessary conservation and restoration interventions to ensure the proper preservation of works loaned to the Serralves Foundation;
Oversee the transportation, collection, and/or return of artworks loaned to the Serralves Foundation, supervising handling during loading/unloading, packing/unpacking, storage, and installation in exhibitions, while liaising with both internal and external teams involved;
Prepare budgets, organize, and ensure insurance coverage for artworks loaned to the Serralves Foundation, as well as manage any claims related to such artworks;
Support the planning of human and material resources required for exhibition set-up and dismantling, working in close collaboration with the curator responsible for coordinating the exhibition;
Act as courier for artworks displayed in exhibitions organized by the Serralves Foundation, as well as oversee couriers from other institutions lending artworks, during installation and dismantling, ensuring compliance with established procedures and requirements.
Candidate Profile:
We are seeking a proactive, dynamic, and communicative individual with experience as a Registrar, who can work transversally and in an interdisciplinary environment, and who meets the following requirements:
University degree in Art History, Museology, Restoration, Conservation, or a related field.;
Minimum of 4 years of relevant professional experience in a similar role;
Practical knowledge of preservation, handling, storage, and security of artworks;
Knowledge of collection management techniques, museological methodology, cataloguing systems, insurance, and customs procedures;
Fluency in spoken and written English (mandatory);
Availability to work flexible hours, including weekends;
Valid driver’s license;
Proficiency in IT tools, particularly Excel.
Reportando ao Diretor da área, o titular desta função terá como principal missão coordenar, supervisionar e implementar estratégias, iniciativas e práticas de desenvolvimento sustentável que promovam a melhoria contínua do desempenho ambiental de Serralves.
Principais Responsabilidades:
Apoiar a elaboração de uma estratégia de sustentabilidade, e propor um plano de ações e iniciativas, e implementar práticas sustentáveis que reduzem o impacto ambiental, promovendo o uso eficiente dos recursos naturais e a diminuição de resíduos e emissões da operação da Fundação.
Desenvolver e assegurar a implementação de procedimentos e práticas que cumpram os compromissos e objetivos de responsabilidade ambiental, nomeadamente os objetivos previstos na Norma ISO 9001 e EMAS, liderando iniciativas que assegurem o atingimento das metas e objetivos definidos;
Identificar oportunidades relacionadas com questões de sustentabilidade emergentes, atuais e potenciais, identificar áreas e propostas de melhoria, criar planos para reduzir o impacto ambiental e desenvolver estratégias para comunicar iniciativas de sustentabilidade com os vários stakeholders;
Monitorizar regularmente o desempenho dos objetivos e metas de sustentabilidade traçados, e avaliar a eficácia das estratégias e iniciativas implementadas, atuando sempre que identifique desvios e promovendo uma cultura de desempenho adequada e alinhada, em conformidade com a legislação em vigor, normas internacionais, e com as melhores práticas;
Garantir a conformidade legal e o cumprimento de normas e certificações ambientais e de qualidade, realizando avaliações periódicas, implementando ações corretivas (se aplicável), antecipando tendências legislativas e avaliando riscos, em matéria ambiental e de sustentabilidade;
Coordenar com as várias equipas o cumprimento dos procedimentos em vigor na Fundação, e acompanhar as auditorias ambientais da Fundação de Serralves, trabalhando em planos de ação para redução de resíduos e o uso racional de recursos naturais, promovendo uma melhoria do desempenho sustentável da Fundação;
Promover uma cultura de consciencialização e de comprometimento de toda a equipa de Serralves, fornecedores e parceiros, em práticas sustentáveis, formando e acompanhando práticas que reduzam o impacto ambiental.
Competências desejadas:
Formação superior em Engenharia do Ambiente ou similar;
Experiência mínima de 5 anos em função similar, com liderança na implementação e acompanhamento de iniciativas de sustentabilidade, e coordenação de equipas pluridisciplinares, internas e/ou externas;
Experiência de trabalho com a NORMA ISO 14001 e EMAS;
Excelentes competências de comunicação, oral e escrita;
Conhecimento de políticas ambientais, nacionais e europeias;
Capacidade de liderança e de trabalho em equipa, de motivação, de iniciativa e autonomia, de planeamento e organização;
Capacidade de identificar soluções com vista à resolução de problemas;
Domínio da língua inglesa (falada e escrita);
Bons conhecimentos em ferramentas informáticas de análise.
Para apresentar candidatura a esta função, solicitamos o preenchimento do formulário de candidatura, acompanhado do seu curriculum vitae e carta de motivação aqui.
Reportando ao Diretor do Museu, o Curador do Programa Nacional de Itinerâncias, fará parte da equipa curatorial do Museu e terá como principal missão assegurar a conceção, coordenação e implementação do Programa Nacional de Exposições da Coleção de Serralves, estimulando o interesse pela arte contemporânea, a visibilidade da Coleção de Serralves e a acessibilidade da arte a diferentes públicos e regiões.
Principais Responsabilidades:
Conceber e desenvolver conteúdos para exposições a decorrerem em espaços parceiros, no âmbito do programa de itinerâncias, de forma a estimular o interesse pela arte contemporânea, dar visibilidade à Coleção de Serralves e garantir a sua acessibilidade a diferentes públicos;
Assegurar a coordenação do planeamento e acompanhamento local da implementação das exposições a nível nacional, em parceria com as várias Câmaras Municipais e Fundadores e com o responsável de exposições do Museu, garantindo os recursos necessários, financeiros, humanos e técnicos, de acordo com os procedimentos e pressupostos definidos em orçamento e nos acordos estabelecidos;
Visitar e conhecer os diferentes espaços para exposição sugeridos pelos parceiros (Câmaras Municipais e Fundadores) e propor soluções que visem uma maior visibilidade da exposição e uma maior atração de públicos;
Coordenar a equipa, e trabalhar, sempre que necessário, com as equipas internas/externas afetas à exposição, nomeadamente, do serviço educativo, de comunicação, área técnica e assessoria de imprensa, com vista a garantir a correta implementação, visibilidade e qualidade do Programa de Itinerâncias;
Produzir e supervisionar iniciativas editoriais, incluindo materiais de interpretação (folhas de sala, wall texts, ets.), bem como conteúdos on-line, para divulgação e comunicação nacional;
Representar o Museu de Serralves e a Fundação de Serralves, a nível local e nacional, sempre que solicitado, nomeadamente em reuniões, visitas guiadas às exposições das quais é responsável ou participação em eventos, conferências, entre outros.
Perfil requerido:
Serralves procura um profissional proativo, dinâmico, com espírito de equipa e capacidade de resolução de problemas, com elevado sentido de responsabilidade e de compromisso para com o trabalho da Fundação.
Pretendemos ser contactados por profissionais com as seguintes qualificações:
Formação superior em História de Arte, Estudos Curatoriais ou formações de âmbito similar;
Bons conhecimentos da história da arte contemporânea, nacional e internacional;
Experiência profissional curatorial;
Capacidade elevada de comunicação oral e escrita;
Bom contacto interpessoal e poder de argumentação, revelando capacidade em falar para diferentes públicos, quer na apresentação das suas ideias, quer na adaptação aos diferentes parceiros;
Disponibilidade para viajar a nível nacional, bem como de trabalho ao fim de semana, sempre que necessário;
Fluência nas línguas portuguesa e inglesa, quer escrita quer falada;
Carta de condução (requisito obrigatório).
Para apresentar candidatura a esta oportunidade profissional, solicitamos o preenchimento do formulário de candidatura, acompanhado do seu curriculum vitae com fotografia e carta de motivação, bem como de um texto publicado, escrito por si (em inglês e português) sobre uma exposição que tenha realizado aqui até ao limite do dia 19 de junho de 2025.
Reportando ao Diretor da área e em articulação com este, o titular desta função terá como principal missão gerir o Serviço Educativo da Fundação de Serralves, nos seus eixos, Artes e Ambiente, através da conceção de um plano de atividades, com projetos e programação diferenciadores, que vise valorizar e divulgar o património arquitetónico, artístico e paisagístico promovendo o respetivo conhecimento, estimular a relação com diferentes públicos e aumentar a respetiva adesão, reforçando a reputação de Serralves, quer a nível nacional quer internacional.
Principais Responsabilidades:
Propor, promover e coordenar um programa ambicioso e inovador de projetos e programas educativos relacionados com a arte contemporânea, sustentabilidade e ambiente, assegurando que o potencial do Museu, da Casa do Cinema e do Parque e a ligação entre arte, ambiente e ciência sejam plenamente explorados numa programação atrativa e diferenciadora.
Promover ativamente o envolvimento das comunidades educativa, científica e artística no desenvolvimento dos programas e projetos, com vista a conceber propostas de mediação que respondam, de forma inclusiva, às especificidades dos vários públicos, promovendo a captação e fidelização de diferentes públicos, de diferentes origens e idades, no âmbito da arte contemporânea, das questões ambientais, do cinema, da arquitetura e de outros temas críticos para a sociedade e seu futuro.
Estimular a participação crescente e ativa dos públicos (comunidade educativa de diferentes níveis de ensino, famílias, especialistas, entidades do setor social, etc) nos programas educativos de Serralves, promovendo um espaço de aquisição de conhecimento através da experienciação e da reflexão.
Assegurar uma programação que inclua atividades e projetos de educação não formal complementares aos percursos educativos formais.
Diversificar as metodologias utilizadas e compatibilizá-las com recursos inovadores, contribuindo para a permanente diferenciação e atualização da oferta e o interesse dos destinatários.
De acordo com os temas estratégicos a abordar, propor e/ou apoiar a realização de ações de reflexão que promovam o conhecimento e o pensamento crítico.
Articular as atividades com outros serviços da Fundação de Serralves e identificar, selecionar e estabelecer parcerias com entidades externas que contribuam para prossecução dos objetivos estabelecidos.
Apresentar propostas de iniciativas para o Plano de Atividades e Orçamento a aprovar pelo Conselho de Administração e assegurar a adequada gestão dos projetos e do orçamento, garantindo a monitorização regular dos indicadores de atividade do serviço estabelecidos e dos resultados obtidos, com vista a antecipar/identificar potenciais desvios e propor novas ações, por forma a garantir o cumprimento dos objetivos.
Acompanhar e monitorizar as atividades desempenhadas pela equipa de conceção e de produção de atividades, nomeadamente, estabelecer e definir prioridades e assegurar a existência e a disponibilidade de recursos, com vista a gerir os planos de trabalho, o cumprimento de prazos e dos objetivos definidos.
Assegurar a representação e promoção da Fundação de Serralves junto de outros equipamentos culturais, artistas, entidades educativas e organismos, nacionais e internacionais, através da participação em eventos relacionados com a educação, bem como promover uma relação próxima com os diferentes parceiros, e identificar novas oportunidades, atuando enquanto embaixador da Fundação de Serralves, promovendo a notoriedade, reconhecimento e reputação da Fundação.
Competências desejadas::
Formação superior em Educação;
Preferencial, na vertente Artes, Arquitetura e Ambiente;
Experiência mínima de 7 anos na área da educação/gestão do serviço educativo, com supervisão e coordenação de equipas pluridisciplinares;
Experiência de trabalho com a comunidade educativa, artística e científica, no âmbito do desenvolvimento de programas e conteúdos;
Capacidade de liderança e de trabalho em equipa, de motivação, de iniciativa e autonomia, de planeamento e organização;
Bom contacto interpessoal e capacidade de argumentação e de negociação;
Domínio da língua inglesa (falada e escrita);
Bons conhecimentos em ferramentas informáticas de análise.
Para candidaturas a esta função, solicitamos o preenchimento do formulário de candidatura, acompanhado do seu curriculum vitae e carta de motivação aqui.
O titular desta função terá como principal missão contribuir para a promoção da comunicação e divulgação de ciência, através do apoio na identificação, conceção e materialização da programação anual do Parque de Serralves, bem como para a conceção e desenvolvimento de programas relacionadas com o ambiente e sustentabilidade, com especial destaque para a biodiversidade, e o alargamento da rede de contactos com possíveis parceiros especialistas, nacionais e internacionais.
Principais Responsabilidades:
Participar na identificação e conceção anual de programas de exposições e atividades que visem estimular o interesse pela ciência, ambiente e sustentabilidade, com especial destaque para a biodiversidade do Parque de Serralves, estabelecendo sempre que oportuno a colaboração com parceiros nacionais e internacionais;
Conceber, desenvolver e implementar programas no âmbito da comunicação e divulgação de ciência, devidamente enquadráveis na realidade de Serralves, cujas dimensões biológica, cultural e educativa, deverão convergir;
Desenvolver pesquisas em arquivos científicos relevantes, com vista à promoção do Parque de Serralves;
Participar e desenvolver pesquisas e programas públicos, incluindo grupos de reflexão, fóruns, ciclos de conversas, workshops, conferências, outros;
Produzir e supervisionar iniciativas editoriais, incluindo catálogos e materiais de interpretação, assim como conteúdos digitais, para divulgação e comunicação do Parque de Serralves ao nível nacional e internacional para diferentes públicos (comunidade educativa, famílias, público geral, pessoas com necessidades específicas);
Identificar instituições de ensino, centros de investigação e organizações profissionais, e incentivar/estabelecer parcerias e/ou protocolos com universidades e grupos de investigação que tenham como prioridade a promoção do ambiente e sustentabilidade;
Assegurar a gestão e o acompanhamento dos vários projetos da Direção do Parque, quer sejam promovidos pela equipa do Parque ou cuja realização é feita em parceria com outros serviços da Fundação, com vista a garantir a sua concretização, de acordo com os objetivos e requisitos previamente definidos e acordados;
Suportar as equipas de projetos especiais e de desenvolvimento da Fundação de Serralves em iniciativas de financiamento e patrocínio.
Competências desejadas:
Mestrado em área relevante para a função;
Experiência em comunicação e divulgação de ciência, com especial enfoque na biodiversidade;
Experiência mínima de 5 anos em função similar ou especialização profissional específica relevante para a área em questão;
Excelentes conhecimentos em ciência, biologia, ambiente e sustentabilidade;
Experiência na gestão de projetos;
Excelentes capacidades de comunicação e de relacionamento interpessoal;
Capacidade elevada de comunicação oral e escrita;
Capacidade de influenciar terceiros, quer na apresentação das suas ideias, quer na adaptação aos diferentes parceiros;
Gestão de prioridades, de tempo e capacidade de iniciativa e de autonomia, são críticas nesta função;
Fluência em inglês.
Para se candidatar a esta oportunidade, solicitamos o preenchimento do formulário de candidatura, acompanhado do seu curriculum vitae e carta de motivação aqui .
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