FORMAÇÃO CREDITADA
CHARCOS COM VIDA: UMA FERRAMENTA PARA A EXPLORAÇÃO PEDAGÓGICA E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE
Lotação: 25 pax
Entrada pelo portão da Quinta de Serralves – Rua Bartolomeu Velho, 141
Inscrições no link
Acesso gratuito, sujeito a inscrição
Valor do certificado a ser suportado pelo formando assumido diretamente junto da Ordem dos Biólogos - 15,00€

15 e 16 JUN 2024
(2 sessões –15h)
Os charcos apresentam uma elevada biodiversidade e devido à sua pequena dimensão e facilidade de construção e visitação em contexto urbano, permitem o contacto próximo com inúmeras espécies de fauna e flora, constituindo importantes recursos educativos. Esta ação de formação com a duração de 15h visa aumentar o conhecimento sobre biodiversidade e os serviços ambientais das pequenas massas de água, e sensibilizar e mobilizar os professores, educadores, técnicos ambientais e público em geral para a sua construção, exploração pedagógica e preservação. Durante a sessão serão explorados conhecimentos e ferramentas para a identificação da biodiversidade presente neste habitat, a realização autónoma de diversas atividades educativas de exploração práticas e de ar livre, adaptadas a diferentes grupos etários, bem como para a sua construção e gestão em contexto urbano.
Esta atividade será dinamizada pelo Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) e a Campanha Charcos com Vida, no âmbito do projeto MoRe Porto (Monitorização e restauro das Pequenas Massas de água do Porto), financiado pela Fundação Belmiro de Azevedo.
Objetivos
Informar e consciencializar sobre a importância dos charcos como suporte de biodiversidade.
Capacitar os formandos de um conjunto de ferramentas pedagógicas que facilite a abordagem de diferentes temáticas nas áreas da ecologia e biologia de uma forma prática e atrativa.
Disponibilizar aos formandos um leque de atividades pedagógicas ao ar livre e em sala de aula, ajustadas à faixa etária e área que lecionam, alargando a área de intervenção dos docentes.
Promover momentos de discussão, partilha, trabalho experimental e colaborativo e práticas de reflexão conjunta entre docentes.
Programa
Componente teórica:
Importância e biodiversidade dos Charcos (2h)
Apresentação da Campanha Charcos com Vida (1h)
Planeamento, desenho, técnicas e materiais para criação e gestão de charcos (1h)
Componente prática:
Atividades pedagógicas de campo, incluindo a observação e identificação da biodiversidade (7h30)
Atividades pedagógicas de sala (3h30)
Metodologias de realização da ação
As atividades a realizar na ação de formação decorrem em sessões presenciais em grupo num total de 15 horas que terão carácter teórico e prático, proporcionando aos formandos um contacto direto com as metodologias e as matérias que se pretendem promover, permitindo ainda a reflexão e discussão em grupo sobre a sua utilização.
Mecenas do Serviço Educativo

Mecenas do Treetop Walk e do Parque de Serralves

Dinamização e Apoio

Galeria da Exposição




Related



José Teixeira é doutorado em biologia e coordenador do Gabinete de Sustentabilidade Ambiental e Social do CIIMAR. É coordenador da campanha "Charcos com Vida", que se dedica à sensibilização, monitorização, construção e conservação das pequenas massas de água terrestres e sua biodiversidade desde 2011, e co-coordenador dos projetos “MoRe Porto” e “Ponderful”, dedicados à monitorização e restauro das pequenas massas de água do Porto, e à valorização do uso de pequenas massas de água para a mitigação das alterações climáticas. Apresenta larga experiência no uso de charcos e da sua biodiversidade como recursos pedagógicos, incluindo mais de 10 formações de professores. Autor de mais de 20 artigos científicos em revistas internacionais e co-autor do Guia FAPAS dos Anfíbios e Répteis de Portugal.