novobanco Revelação
Prémio de Fotografia

O novobanco Revelação é uma iniciativa que apoia jovens artistas na área da fotografia, promovendo a criação e a visibilidade de novas linguagens neste campo. Ao longo de mais de duas décadas, o prémio tem revelado e impulsionado percursos de nomes que se tornaram referências no panorama artístico contemporâneo.
Até 2024, o novobanco Revelação destinava-se exclusivamente a artistas portugueses ou residentes em Portugal. Desde então, o prémio passou a refletir a vocação internacional do Museu de Serralves, alternando anualmente entre um artista português e um artista estrangeiro.
Depois de Miguel Marquês, em 2024, e da artista brasileira Helena Ramos, em 2025, a edição de 2026 apresentará a exposição individual de um jovem artista português. O projeto reafirma o compromisso de Serralves e do novobanco com a descoberta e o estímulo de novas gerações de criadores, fortalecendo o papel do Museu como plataforma de promoção da fotografia contemporânea.