Educational Service

See, experiment, create, play, stroll, rest, and relax in exploratory routes, workshops and exhibitions, and in conversations and picnics, that enable us to discover art and artists, as well as the environment, biodiversity and the landscape.
In addition to family workshops dedicated to exploring the exhibitions on display, there are many other workshops and courses on offer: come and enjoy a different experience in Serralves, with your family, children and friends.
SERRALVES E A EDUCAÇÃO
Serralves tem como missão sensibilizar e motivar os diferentes públicos para as temáticas da arte, arquitetura, cinema, ciência, paisagem, ambiente e sustentabilidade, através de uma programação heterogénea e de qualidade.
A Fundação procura a cada ano, através de uma relevante programação e importantes projetos e iniciativas, estimular a cultura e a reflexão sobre a sociedade contemporânea e diferentes formas de ver e pensar o mundo, promovendo, através deste processo, a igualdade de oportunidades, o conhecimento, a inovação e a construção de uma sociedade mais saudável, mais justa e mais inclusiva.
A educação, nas suas diversas dimensões, representa um referencial indiscutível de oportunidade e desafio na formação de diferentes públicos.
Atualmente, Serralves firma a responsabilidade e missão educativa, destacando o seu património natural, paisagístico, arquitetónico, cultural e artístico em prol de uma educação para a sustentabilidade.

DESPERTADOR
O Serviço Educativo de Serralves apresenta, para os anos letivos de 2025/2026 e 2026/2027, o tema Despertador como mote inspirador do seu programa com escolas. O Despertador simboliza o início de um novo ciclo, assumindo-se como um catalisador de relações contínuas, ativas e transformadoras entre Serralves, a comunidade escolar e as instituições educativas.
Despertar convoca-nos para a urgência de olhar e agir sobre o mundo que habitamos. Através de uma linha programática transversal e sensível aos desafios do presente, o programa procura responder às necessidades da sociedade contemporânea, promovendo diálogos entre a arte, a arquitetura, o cinema, a paisagem, a biodiversidade, o ambiente e a sustentabilidade.
Serralves afirma-se como espaço de encontro e reflexão, um lugar de experiências partilhadas onde cada visitante é convidado a olhar o presente como um espelho, refletindo-se nele, individualmente e como membro ativo de uma sociedade em permanente transformação.
Convidamos toda a comunidade educativa a participar neste despertar coletivo, sustentado na exploração, experimentação e debate livres, com o objetivo de estimular o pensamento crítico, criativo e consciente, essencial à compreensão da contemporaneidade.
As dinâmicas que integram este programa foram desenvolvidas em estreita articulação com os princípios, áreas de competência e valores definidos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, bem como com a Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA) e a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC), funcionando como orientações para a construção de um programa educativo livre, flexível, inclusivo e acessível, capaz de se adaptar a diferentes contextos, ritmos e formas de aprender.
Todas as propostas podem ser adaptadas a grupos com necessidades específicas, garantindo a participação plena e significativa de todos os alunos, em contextos diversos.

Programa Educativo 2025/2027
Mensagem do Mecenas
Mais do que um movimento artístico, um movimento pela Educação
Toda a educação precisa de uma boa fundação. E na Sonae acreditamos que a educação, nas suas mais variadas vertentes como a arte, pode ter um papel transformador na sociedade.
Por essa razão, reafirmamos a nossa aposta firme na educação enquanto Mecenas do Serviço Educativo da Fundação de Serralves.
Promovendo o acesso livre à cultura, à inclusão, à criatividade e à igualdade de oportunidades. Porque só educando hoje podemos pintar um amanhã melhor para todos.
Shaping tomorrow, today

O que ver em Serralves

Museu de Serralves
A arquitetura de Álvaro Siza, que merece uma visita por si só, acolhe uma vasta programação de exposições temporárias de arte contemporânea que dá a conhecer aos nossos públicos os mais importantes artistas internacionais, num diálogo permanente com a arte portuguesa e com os seus atores principais. A Ala Álvaro Siza, uma expansão do museu, e um espaço dedicado a coleção de arte de Serralves, arquitetura e arquivos com uma programação de exposições temporárias. Entre os artistas representados na coleção de Serralves temos a oportunidade de ver obras de Martine Syms, Arthur Jafa, Cabrita, Cildo Meireles, Julião Sarmento ou Paula Rego. O programa de exposições temporárias e o mote a partir do qual as atividades se desenvolvem, permitindo uma adequação permanente das temáticas aos grupos que nos visitam, enquanto estabelecemos conexões entre a arquitetura, o espaço, as obras e a paisagem que espreita nas salas de exposição.

Casa de Serralves
A Casa de Serralves é um dos mais reconhecidos e bem conservados exemplos de arquitetura Art déco da Europa e um espaço que se torna verdadeiramente experimental na relação com a arte contemporânea. É na Casa de Serralves que se apresentam as primeiras exposições do museu de arte contemporânea que lançariam as bases para a constituição do atual Museu de Serralves. Artistas, nacionais e internacionais, são convidados a apresentarem obras pensadas e adaptadas ao espaço, que muitas vezes integram posteriormente a coleção de Serralves. A relação entre Casa e Museu de Serralves é única, pela experiência da arquitetura, da arte contemporânea e da relação com o mundo exterior, em dois espaços distintos, mas verdadeiramente complementares.

Casa do Cinema Manoel de Oliveira
Uma das várias “casas” de Serralves, e um espaço dedicado a sétima arte pela lente do cineasta que atravessou quase um seculo de cinema. No sótão da casa, ficamos a conhecer a filmografia e objetos pessoais de Manoel de Oliveira, podendo visionar excertos de filmes como Non ou a Vã Glória de Mandar, Vale Abrãao ou Aniki Bobó. A programação de exposições temporárias convida-nos a explorar as relações entre Manoel de Oliveira e outros realizadores de cinema e as suas múltiplas influências e inspirações, bem como a relação com outros artistas. A sala de projeção da Casa do Cinema e o espaço onde apagamos as luzes para dar a conhecer os filmes a partir dos quais vamos desenvolver as atividades pedagógicas, numa perspetiva de construção de uma sensibilidade estética para o cinema.

Parque de Serralves
Com mais de 100 anos de história, o Parque de Serralves ocupa hoje um lugar de destaque na cidade, no país e no mundo. Os seus 18 hectares acolhem uma surpreendente diversidade de espaços, cada um com identidade própria: Parterres, Arboreto do seculo XIX, Roseiral, Lago, Mata, Prado, Charcos, Jardim Maria Nordman, Jardim das Aromáticas, Horta, Estufas e o Treetop Walk, um percurso suspenso pelas copas das arvores. Neste mosaico paisagístico, cruzam-se história, natureza, arte e pessoas. O Parque é um espaço onde se constroem conexões com o passado e o presente, com a biodiversidade e com diferentes formas de habitar o mundo. Palco temporário e permanente de artistas, pensadores e investigadores, o Parque oferece um contacto privilegiado com a Natureza, estimulando a curiosidade e a reflexão. A sua programação, dirigida a todos os públicos, inclui projetos de comunicação e divulgação científica, visitas guiadas e saídas de campo, exposições, espetáculos, grandes eventos, workshops, entre outras iniciativas que promovem o conhecimento, a criatividade e a participação ativa.
Videos
Related










Visitas guiadas
As visitas guiadas percorrem os diferentes espaços da Fundação de Serralves. Incluem o Museu de Serralves, a Casa de Serralves, a Casa do Cinema Manoel de Oliveira, o Parque, o Treetop Walk e as respetivas exposições.
Museu de Serralves | 60 min
Casa de Serralves | 60 min
Casa do Cinema Manoel de Oliveira | 60 min
Parque | 90 min
Exposições no Parque | 90 min
Treetop Walk | 90 min
Visitas Temáticas
As visitas temáticas exploram alguns espaços do Parque de Serralves, as esculturas contemporâneas e as espécies de árvores e arbustos autóctones presentes.
Esculturas no Parque
Parque | 90 min
Conhecer o Parque de Serralves através de um percurso que se cruza com as suas esculturas. Entre uma pá gigante e espelhos que multiplicam a perceção do espaço, são diversos os artistas que conceberam esculturas para este lugar único. Uma visita onde as obras de Anish Kapoor, Richard Serra, Maria Nordman, Dan Graham ou Rui Chafes ocupam o espaço central da relação entre arte e paisagem., o Roseiral, o Jardim das Aromáticas e as Raízes do Parque.
Roseiral*
Parque | 60 min
O Roseiral e um dos espaços mais icónicos e envolventes do Parque, um lugar que convida a parar, observar e explorar. A visita desafia-nos a mergulhar num universo de formas, cores e aromas, onde mais de 1800 roseiras, de cerca de 30 variedades europeias, compõem um cenário vivo que cruza botânica, ecologia, arte dos jardins e sustentabilidade.
* Esta visita realiza-se durante os meses da primavera e verão.
Jardim das Aromáticas*
Parque | 60 min
Na Quinta, o Jardim das Aromáticas convida-nos para uma experiência imersiva onde o conhecimento e os sentidos se cruzam. Numa viagem pelo universo das plantas aromáticas, medicinais e culinárias, esta visita explora a riqueza da sua diversidade, entre aromas envolventes, texturas únicas e histórias com raízes na tradição e na ciência. Mais do que observar, esta e uma oportunidade para descobrir ativamente: identificar espécies, compreender os seus múltiplos benefícios e o papel essencial que desempenham na saúde, na alimentação e na construção de um futuro mais sustentável.
* Esta visita realiza-se durante os meses da primavera e verão.
Raízes do Parque*
Quinta | 90 min
Inspirada na publicação Raízes do Parque, esta visita convida-nos a descoberta da flora autóctone do Parque, 33 espécies de árvores e arbustos nativos, revelando a sua importância ecológica, cultural e simbólica. Esta e uma experiência que aprofunda a relação com o território, valorizando as espécies que fazem parte da paisagem natural de Portugal e o património botânico de Serralves assente na importância da preservação da biodiversidade.
* Esta publicação encontra-se disponível para venda na Livraria do Museu de Serralves.
Visitas Livres
As Visitas Livres, realizadas pelos professores com os seus alunos, podem ser apoiadas por recursos pedagógicos, nomeadamente roteiros de exploração, que facilitam a preparação e a realização da visita aos diversos espaços do Parque. Estes roteiros convidam a uma experiência educativa, sensorial e significativa, promovendo a observação ativa e a reflexão, a partir de desafios acessíveis e adaptados a diferentes níveis de escolaridade.
Quinta urbana
As Plantas, o Carbono e o Clima
Treetop Walk
Roseiral
Lago
Jardim das Aromáticas
Charco
* Os roteiros deverão ser solicitados previamente à realização da visita ou na receção do Museu.
Oficinas
A programação de oficinas de Serralves segue um modelo livre e flexível, que privilegia uma abordagem exploratória, pratica e sensorial com diversos materiais e espaços do universo Serralves. Todas as oficinas são contextualizadas nos espaços e exposições em curso e desenvolvidas em articulação com as temáticas especificas de cada lugar, promovendo experiências significativas que estimulam a criatividade e o pensamento critico.
Arte contemporânea
Museu de Serralves | 120 min
Como podemos descrever a arte contemporânea? Partindo de uma introdução as exposições e coleção do museu, vamos procurar responder a esta questão olhando para a diversidade de objetos, materiais e técnicas que podemos experimentar e testar em contexto oficinal.
Arquitetura
Museu e Casa de Serralves | 120 min
Esta e uma oficina de observação, criatividade e construção. Ocupar diferentes espaços de Serralves com olhar de arquiteto e entender a relação entre corpo, espaço e matéria, que culmina em exercícios práticos de construção de casas, espaços e cidades.
Cinema
Casa do Cinema Manoel de Oliveira| 120 min
Uma oficina pratica onde o cinema e central na exploração da escrita, do som e da imagem para a construção de uma narrativa que poderá ganhar vida com o filme, a animação ou a fotografia.
Paisagem
Parque | 120 min
A oficina convida a uma descoberta ativa das paisagens do Parque, a partir da observação direta, da escuta atenta e da interpretação criativa dos espaços. Propõe-se olhar com tempo, registar o que habitualmente passa despercebido e descobrir as múltiplas camadas, naturais, humanas, históricas e sensoriais, que constroem o lugar.
Biodiversidade
Parque | 120 min
O Parque e um refúgio vital para a biodiversidade e o equilíbrio ecológico da cidade. Descobrir as espécies que aqui habitam, as ameaças que enfrentam e as estratégias de conservação adotadas são oportunidades únicas para conectar diretamente com a Natureza e entender o papel crucial que este espaço desempenha no futuro sustentável da cidade.
Ambiente
Parque | 120 min
No Parque, a natureza e o património histórico coexistem de forma única. A gestão do espaço e as práticas de manutenção, respeitam e protegem a biodiversidade e a paisagem. A utilização responsável dos recursos naturais e o design paisagístico inovador garantem a sustentabilidade do espaço. Através de um percurso inspirador, o convite e para explorar as Soluções Baseadas na Natureza que tornam o Parque uma referência em boas praticas ambientais.