PAS DE DEUX
PAS DE DEUX
Com Ana Santos, Marta Mestre e Ricardo Nicolau
Bilheteira:
3€ (Amigos de Serralves, estudantes e maiores 65 anos: 50% desconto)
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Pas de deux, o programa de conversas associado à exposição Anagramas Improváveis dedica-se desta vez a pensar a reunião numa mesma sala de obras das artistas Lygia Pape (Nova Friburgo, 1927 – Rio de Janeiro, 2004), Fernanda Gomes (Rio de Janeiro, 1960) e Ana Santos (Espinho, 1982). Pertencentes a diferentes gerações e oriundas de geografias separadas por um oceano, as três artistas partilham o interesse pela transformação de objetos do quotidiano, frequentemente descartados e por uma materialidade precária, que muitas vezes dá origem a humildes esculturas anti-monumentais, à beira da dissolução. Para falarem sobre as obras expostas (mas também sobre as motivações por trás dos corpos de trabalho de cada artista) convidámos a artista Ana Santos e Marta Mestre, atualmente diretora do Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) e que anteriormente teve uma vasta experiência profissional no Brasil, em instituições culturais tão reputadas como o Instituto Inhotim, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e a Escola de Artes Visuais do Parque Lage. A conversa será moderada por Ricardo Nicolau, um dos curadores de Anagramas Improváveis.
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Ana Santos (Espinho,1982)
Vive e trabalha em Lisboa, Portugal.
Licenciada em Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e Mestre em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias pela Universidade Nova de Lisboa.
Frequentou o Projecto Individual do ArCo – Centro de Arte e Comunicação Visual, em Lisboa. Foi artista em residência no International Studio & Curatorial Program, em Nova Iorque, com bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian, 2010- 2011.
Tem realizado várias exposições em Portugal e no estrangeiro, entre as quais:
Colecção Primavera-Verão, Culturgest, Lisboa, 2023; Vis-à vis, Centro de Artes Visuais, Coimbra, 2022; Verão, The Goma, Madrid, 2020; Ana Santos & Wolfgang Stoerchle, Ampersand, Lisboa, 2020; Anátema, MAAT, Lisboa, 2019; Ana Santos & Belén Uriel, Museu de Marinha, Lisboa, 2018; Matryoshka, Galeria Quadrado Azul, Lisboa; 2017; Ana Santos, Galeria Quadrado Azul, Lisboa, 2015; Une image de fou, Galeria Nuno Centeno, Porto, 2012; Trabalho, Chiado 8 – Arte Contemporânea, Lisboa, 2012.
Das suas exposições coletivas refiram-se: Hoje Soube-me a Pouco, MAAT, Lisboa, 2024; Anagramas Improváveis – Obras da Coleção de Serralves, Museu de Serralves, Porto, 2024; Les Péninsules démarrés, FRAC Nouvelle- Aquitaine Méca, Bordeaux, 2022; Itinerarios XXVII, Centro Botín, Santander, 2022; Ninguém. Só eu, Centro de Arte Oliva, São João da Madeira, 2022; Panorama Madrid 01, Centro Centro, Madrid, 2021; Um oásis ao entardecer, MAAT, Lisboa, 2020; A musa em férias, Casa-Museu Guerra Junqueiro, Porto, 2019; Coleção de Serralves: aquisições recentes, Museu de Serralves, Porto, 2018; Conversas: arte portuguesa recente na Coleção de Serralves, Museu de Serralves, Porto, 2016; Au sud d’aujourd’hui: art contemporain portugais, Fondation Calouste Gulbenkian, Paris, 2015; The Lulennial: A Slight Gestuary, Lulu, Cidade do México, 2015; 12 Contemporâneos – estados presentes, Museu de Serralves, Porto, 2014; Aprender a Caer, La Casa Encendida, Madrid, 2014; Prémio EDP Novos Artistas, Galeria da Fundação EDP, Porto, 2013.
Foi bolseira da Fundación Botín, 2019- 2020.
Foi vencedora do Prémio Novos Artistas EDP, 2013.
A sua obra está representada nas seguintes colecções institucionais: Fundação de Serralves – Museu de Arte Contemporânea; Caixa Geral de Depósitos; Fundação EDP; CACE; Câmara Municipal de Lisboa; Câmara Municipal do Porto; Fundação Carmona e Costa; Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual; Fundación Barrié, Espanha; DKV, Espanha. A sua obra está igualmente representada em colecções particulares, nomeadamente: AA Contemporary Art Collection; António Cachola; Figueiredo Ribeiro; Julião Sarmento; Navacerrada, Espanha; Ekard Collection, Holanda; Schürmann Collection, Alemanha.