SESSÃO DE CINEMA

SESSÃO DE CINEMA: ALMADRABA ATUNEIRA | ACTO DA PRIMAVERA

DOMINGOS NA CASA DO CINEMA: MANOEL DE OLIVEIRA E O CINEMA PORTUGUÊS 1

com apresentação de António Preto, diretor da Casa do Cinema

House of Cinema
21 MAI 2023 | 18H00

Todos os filmes serão apresentados na sua língua original.
Por motivos de força maior o programa poderá ser alterado.


O filme Almadraba Atuneira é apresentado em nova cópia digital com apoio do projeto FILMar, operacionalizado pela Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, no âmbito do programa EEAGrants 2020-2024.

Acesso

Bilhete (1 sessão): 3€

Estudante/Jovem, Maiores de 65 e Amigos de Serralves: 1,5€

O acesso ao Auditório da Casa do Cinema é feito pela Rua de Serralves nº 873, 30 minutos antes do início da sessão.

Buy Ticket

21 mai almadraba acto primavera
Acto da Primavera (1963), Manoel de Oliveira

21 MAI | DOM | 18:00

ALMADRABA ATUNEIRA
António Campos | 1961 | 27’

ACTO DA PRIMAVERA
Manoel de Oliveira | 1963 | 90’


Com apresentação de António Preto, diretor da Casa do Cinema Manoel de Oliveira

Acto da Primavera é o registo de uma representação popular do Auto da Paixão de Cristo pelos habitantes da Curalha, aldeia do concelho de Chaves, no interior Norte de Portugal. O projeto surgiu durante a preparação de O Pão (em 1957-58), quando o realizador percorria a paisagem transmontana em busca de moinhos de vento que pretendia incluir nesse documentário. O filme documenta a recriação ficcional de um acontecimento ocorrido há mais de dois mil anos, colocando-o em confronto com o contexto histórico e político da época em que foi realizado: um período conturbado em que acabava de deflagrar a Guerra Colonial Portuguesa. Nas palavras de Henrique Alves Costa, pela forma como Oliveira ousa, mesmo que de um modo velado, formular questões que poucos se atreviam a colocar, “Acto da Primavera” terá sido “o primeiro filme político português”. Por isso mesmo, e pelo que terá dito numa apresentação pública do filme, Manoel de Oliveira viria a ser preso pela PIDE durante alguns dias, por “prática de atividades contrárias à segurança do Estado” – momento marcante que reencenaria, em 1982, para o filme Visita ou Memórias e Confissões. A abrir a sessão apresenta-se o primeiro documentário de António Campos, que participou na rodagem de Acto da Primavera (embora não tenha sido creditado), e que viria a desenvolver um conjunto de documentários de pendor etnográfico, fortemente marcados pela experiência da rodagem do filme de Oliveira.


Sessão incluída no ciclo Domingos na Casa do Cinema: Manoel de Oliveira e o Cinema Português 1, paralelo à exposição Manoel de Oliveira e o Cinema Português 1. A Bem da Nação (1929-1969) patente na Casa do Cinema Manoel de Oliveira.

Related

António Preto
António Preto
António Preto
António Preto

António Preto é diretor da Casa do Cinema Manoel de Oliveira, Fundação de Serralves. Doutorado em Estudos Cinematográficos pela Université Paris-Diderot – Paris 7, com uma tese intitulada Manoel de Oliveira: Cinéma et littérature (2011), foi docente, entre 2012 e 2018, dos cursos de Cinema e Audiovisual da Escola Superior Artística do Porto e da Universidade Lusófona do Porto. Até 2018 desenvolveu igualmente projetos como comissário e programador independente, entre os quais o ciclo de cinema Manoel de Oliveira: O imaginário do Douro (Fundação de Serralves e Teatro Municipal de Vila Real, 2018), a retrospetiva integral Teresa Villaverde (Auditório de Serralves, 2018), o ciclo de cinema e exposição Edgar Pêra: Uma Retrospetiva (Museu de Serralves, 2016, com extensão na Galeria Municipal e Teatro Cine de Torres Vedras, em 2017). Merecem ainda destaque a coordenação editorial e consultoria de programação da retrospetiva integral Manoel de Oliveira – Grande Plano, Câmara Municipal do Porto e Fundação de Serralves, 2015, bem como o comissariado da exposição Manoel de Oliveira / José Régio – Releituras e fantasmas, Fundação de Serralves e Centro de Memória de Vila do Conde, 2009-2010. Tem participado em inúmeros colóquios e conferências internacionais centrados, sobretudo, no cinema português e em Manoel de Oliveira, colaborando em diversas publicações.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile