Conversas e Conferências

LEITURA FURIOSA

Biblioteca
26 MAI | 11:30

Acesso gratuito, mediante levantamento de bilhete no dia.

2605 LEITURA FURIOSA
André Delhaye

A  LEITURA FURIOSA é um encontro anual, festivamente sisudo, um encontro improvável... No Porto dura quatro dias. É um momento privilegiado de encontro entre pessoas que estão zangadas com a leitura, a escrita (e o mundo…) e escritores. É uma ocasião rara que permite a um não-leitor aproximar-se da elaboração da escrita graças ao contacto com um escritor. É também um tempo em que esse não-leitor zangado pode fazer ouvir a voz, porventura imaginar um outro caminho para a sua vida.


A Associação Cardan, de Amiens, fundada em 1978, dirigida às pessoas com dificuldades sociais e económicas e focada na luta contra a iliteracia, «fabricou» o evento Leitura Furiosa, graças ao produtor militante Luiz Rosas. O Luiz Rosas imaginou uma ação em torno da leitura destinada aos muitos humilhados e ofendidos arredados do prazer de ler. Escolheu, para um evento francês, o nome LEITURA FURIOSA porque... é brasileiro de naturalidade, deu-lhe um nome em português.


A especificidade mais relevante da LEITURA FURIOSA é oferecer ao escritor a oportunidade de escrever com e não apenas escrever para. No caso dos Zangados com a Leitura, a mais relevante especificidade reside na oportunidade de assistir ao parto dum texto. «Escrever com» é integrar tanto quanto possível o dito e o não dito, o som e a fúria, o sussurro e o silêncio, a raiva e o apaziguamento que caracterizam cada um dos encontros nos textos que escritos imediatamente a seguir às sessões e submeter esses textos ao julgamento dos participantes. Escrever um texto é traduzir por palavras sentimentos, acontecimentos ideias, desejos, dúvidas, etc. por palavras. A ilustração, tal como intervém concretamente na LEITURA FURIOSA, obedece a um programa semelhante... 


Um outro traço característico da LEITURA FURIOSA é o seu ritmo vertiginoso da Leitura Furiosa que, além de escritas e ilustrações, implica uma publicação, traduções para os textos serem difundidos noutras cidades, uma visita a lugares de livros (habitualmente livrarias), uma apresentação pública com a participação de músicos.


A LEITURA FURIOSA é, e deseja continuar a ser, experimental. Ou seja: é um evento imperfeito, uma experiência que se confronta com o atrito do real. Sem a valorização do perigo de perder certezas e a procura do desconforto, não há LEITURA FURIOSA. Isso inclui a luta contra o conforto da exclusão, ou seja a desistência, por parte dos excluídos, de mudar de vida. 


O MUSEU DE SERRALVES, através do seu SERVIÇO EDUCATIVO é parceiro da LEITURA FURIOSA desde sempre e acolhe a APRESENTAÇÃO PÚBLICA DOS RESULTADOS.

Não existe leitura sem poética da escuta. Todos os anos a escuta pública dos textos produzidos no Porto e noutras cidades acontece na BIBLIOTECA DE SERRALVES. Este ano terá lugar no domingo, dia 26 de maio, no quadro inspirador dessa mesma biblioteca, às 16h, como já vem sendo costume. Reúne o maior número de participantes que conseguimos mobilizar numa sessão aberta, informal e gratuita à volta do fogo central das escritas., que inclui uma componente musical. A todos os presentes é entregue um envelope com todos os textos e ilustrações do ano. No final da partilha dos frutos da LEITURA FURIOSA, a conversa abre-se ao público e mais uma vez se reflete sobre o projeto, o processo e o objeto.


serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile