FÓRUM DO FUTURO

2019
Museum
08 - 09 NOV 2019
1911 FORUM DO FUTURO 2019
1911 FORUM DO FUTURO 2019

PODER, BELEZA E ALIENAÇÃO
ARTHUR JAFA


08 NOV | SEX | 21h00

Na conferência "Poder, beleza e alienação", com moderação de Philippe Vergne (Diretor do Museu de Serralves), Arthur Jafa abordará os seus processos criativos e o facto de a produção cultural negra ser ainda hoje feita em "queda livre" a partir de um lugar espiritual e emocional carregado de dor e ausência de meios.

Com uma carreira de mais de três décadas que se move entre o museu e o cinema, Arthur Jafa é uma das figuras centrais da cultura contemporânea americana, tendo já colaborado com Spike Lee, Beyoncé ou Jay-Z. Na sua obra existe uma pergunta recorrente: como podem os meios visuais transmitir fielmente "o poder, a beleza e a alienação” intrínsecos de certas formas de música negra norte-americana? Premiado este ano com o Leão de Ouro para melhor artista na Bienal de Veneza, Jafa desenvolve no seu trabalho um correspondente visual deste género de música a que chama "black visual intonation”.


* Esta conferência terá tradução simultânea.

Entrada gratuita mediante levantamento de bilhete (2 por pessoa).

Bilhetes disponíveis no próprio dia, a partir da hora de abertura da bilheteira.

1911 FORUM DO FUTURO 2019

MONUMENT 0.4: LORES & PRAXES (RITUALS OF TRANSFORMATION)
ESZTER SALAMON


08-09 NOV | SEX-SÁB | 12h00–18h00

A artista e performer Eszter Salamon, galardoada este ano com o prestigiante Evens Art Prize, apresenta a exposição-performance Lores & Praxes (rituals of transformation), da sua série MONUMENT, que reflete sobre as relações entre coreografia e história: "E se ser-se apaixonado pela desigualdade, em lugar da singularidade, pudesse reduzir as divisões e tecer outro futuro? Pode a utopia ser reconfigurada como um espaço de movimento? Bailarinos de nove países entregam-se a uma transformação performativa de danças de guerra e de danças de resistência originárias de quatro continentes. Poderão inverter o fluxo de migração do conhecimento? Serão eles próprios moldados por histórias de domínio e migração? E o que podem noções como local ou estrangeiro significar neste contexto?”

1911 FORUM DO FUTURO 2019

O INSUSTENTÁVEL PESO DA UTOPIA
COCO FUSCO


08 NOV | SEX | 19h00

Nos últimos dois anos surgiu um conflito entre as autoridades estatais cubanas e uma jovem geração de agentes culturais que se centra na seguinte questão: até que ponto podem operar livremente no domínio público cubano aqueles que trabalham fora das instituições do Estado? Coco Fusco, artista multidisciplinar e escritora cubano-americana – cujo trabalho explora as políticas de género, identidade, etnia e poder em produções multimédia e performances –, debaterá nesta conversa os recentes confrontos entre a comunidade artística cubana e o governo de Cuba, que recentemente a impediu de entrar no país dias antes da abertura da Bienal de Havana. Até quando conseguirá o governo continuar a oprimir a criação artística independente com o peso insustentável da sua utopia?

Com Eduarda Neves.

VIEW LESS

VIEW MORE

1911 FORUM DO FUTURO 2019
1911 FORUM DO FUTURO 2019

On going

Past

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile