JOÃO MARIA GUSMÃO E PEDRO PAIVA

Terçolho
Museu
18 JUN - 07 NOV 2021
2106 Tercolho 18 jun

Imagem: Filipe Braga


Roteiro da Exposição


“Terçolho” é a mais completa exposição até à data de João Maria Gusmão (Lisboa, 1979) e Pedro Paiva (Lisboa, 1977), abrangendo o seu trabalho em filme, fotografia, escultura e instalação realizado ao longo de quase duas décadas.

 

Um hordéolo, vulgarmente conhecido como terçolho, é uma inflamação ocular que causa hipersensibilidade à luz e a sensação de um corpo estranho no olho. Quando de grandes dimensões, pode interferir com a visão e a perceção da realidade. O título da exposição é prenúncio de uma experiência sensorial alargada e paracientífica no percurso agora proposto pela obra desta dupla internacionalmente reconhecida.

 

Pensada como se de uma instalação de grande escala se tratasse, a exposição tem por base uma ideia caleidoscópica de exposições dentro de exposições: as imagens desdobram-se em impressões fotográficas, em esculturas de bronze e em múltiplas projeções sem som ao longo das galerias e da garagem do museu. A presença física dos projetores de 16 mm, a sua disposição e o ruído dos seus mecanismos assumem sempre um protagonismo incontornável nas exposições de Gusmão e Paiva, criando um forte impacto e uma grande envolvência com o espectador.

 

Entre 2001 e 2019 João Maria Gusmão e Pedro Paiva colaboram na exploração de campos de pesquisa plástica diversificados, desenvolvendo uma investigação que se poderia chamar naturalista. A sua obra apresenta-se como um laboratório de experimentação em que são questionados o conhecimento empírico, a metafísica existencial e os limites da perceção do real. Nos seus trabalhos são privilegiados os processos paradoxais e a convocação do inconsciente, através do recurso ao nonsense e ao absurdo e da criação de situações improváveis, em jogos de ocultação e revelação que exploram as ambivalências dos processos analógicos e de comunicação visual. A dupla descreve o seu projeto global como uma espécie de “metafísica recreativa”.

 

Por ocasião da exposição, e em associação com a editora/distribuidora Mousse Publishing, será publicado um novo projeto editorial que documenta o percurso artístico da dupla, dedicando particular atenção à sua produção discursiva. Os ensaios inéditos de Chris Fitzpatrick (curador independente, anteriormente diretor de Objectif Exhibitions, Antuérpia, e do Kunstverein München, Munique) e de Anthony Huberman (diretor e curador-chefe do CCA Wattis Institute, San Francisco) refletem sobre a obra dos artistas que, combinando registo antropológico, drama e pesquisa científica, se apresenta como uma investigação do insondável, uma forma de conhecimento heterodoxo que se materializa em “ficções poéticas e filosóficas”. O livro inclui ainda uma generosa antologia de escritos dos artistas.

 

João Maria Gusmão e Pedro Paiva participaram em várias bienais internacionais nomeadamente, em 2006, na 27ª Bienal de São Paulo (Brasil); em 2007, na 6ª Bienal do Mercosul, Porto Alegre (Brasil); em 2008, na Manifesta 7(Itália); em 2009 representaram Portugal na 53ª Bienal de Veneza (Itália); em 2010, na 8ª Bienal de Gwangju (Coreia do Sul); em 2013, na mostra central da 55ª Bienal de Veneza (Itália) — O Palácio Enciclopédico com curadoria de Massimiliano Gioni. De entre as mostras individuais destacam-se em 2014, Papagaio no HangarBicocca, Milão (Itália); em 2015, The Missing Hippopotamus no Kkv Kolnischer Kunstverein, Colónia (Alemanha); em 2016, Capsule 05 / João Maria Gusmão & Pedro Paiva: Peacock na Haus der Kunst, Munique (Alemanha); em 2017, Animais que ao longe parecem moscas no Centro de Arte  Oliva, São João da Madeira (Portugal); em 2018, Lua Cão (com Alexandre Estrela) na La Casa Encendida, Madrid (Espanha) e no Kuntsverein München em Munique (Alemanha).

 

A exposição tem curadoria de Marta Moreira de Almeida e Philippe Vergne e coordenação de Filipa Loureiro.

 

VIEW LESS

VIEW MORE

2106 Tercolho 18 jun
2106 Tercolho 18 jun

Mecenas da Exposição

2106 Tercolho 18 jun

On going

Past

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile