Extensão Lipor | Serralves CINEECO
Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela
Acesso: Acesso gratuito sujeito à lotação existente.
O acesso é realizado exclusivamente pela Casa do Cinema Manoel de Oliveira, Rua de Serralves nº 873, 30 minutos antes do início da sessão.
Inscrições no link
A Fundação de Serralves em parceria com a Lipor apresentam a Extensão do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela - CINEECO.
PROGRAMA PÚBLICO GERAL
QUI
15 JUN | 21h30
SESSÃO DE ABERTURA
FOOD FRAUD: AN ORGANISED CRIME
Bénédict Delfaut, França 2021
Documentário (52’)
Carne de cavalo rotulada como carne de vaca. Mel diluído com xaropes de açúcar baratos. Azeite extra-virgem falsificado. O crime alimentar é uma indústria multibilionária que afeta tudo, desde o ingrediente mais barato ao mais caro. Nesta investigação, seguimos as brigadas de fraude alimentar e revelamos o pouco que sabemos sobre o que comemos.
SEX
16 JUN | 18h30
ÁGUAS DO PASTAZA
Inês T. Alves, Portugal 2022
Documentário (61’)
Isolada na floresta tropical amazónica, uma comunidade de crianças vive em profunda intimidade com a natureza à sua volta. Entre as águas do rio Pastaza e o topo das árvores, estas crianças vivem o seu quotidiano de forma quase autónoma e com um forte sentido de colaboração.
16 JUN | 21h30
TAMING THE GARDEN
Salomé Jashi | Suíça, Alemanha e Geórgia, 2021
Documentário (91’)*
Ode à rivalidade entre o homem e a natureza, Taming the Garden é a história de um homem poderoso que se entrega a um hobby invulgar, transplantando para o seu jardim privado árvores seculares que se encontram junto à costa da Geórgia.
*Grande prémio da 28ª edição do CineEco
SÁB
17 JUN | 15h00
Atividades de sensibilização e educação ambiental para crianças de todas as idades e famílias
Funcionamento: em contínuo
Visita oficina ao Treetop Walk
Oficina Serviço Educativo de Serralves
Oficina Lipor
17 JUN | 16h30
SESSÃO DE CURTAS (55’)
JORNADA DE PAPEL
Emanuel de Oliveira e Maria Ana Marques, Portugal 2022
Animação (7')
Esta é a história de Monty, uma criatura escura, irrequieta, mas adorável, que navega num riacho pela primeira vez num barquinho de papel, em que as margens lhe vão proporcionando diversas aventuras.
GAÏA
Maximilien Saint-Cast Gaël Cathala| França, 2021
Documentário (4’)
Nascido de uma reflexão sobre os problemas climáticos atuais, Gaïa é um filme curto e poderoso que narra os erros por nós cometidos no passado e que nos convida a agir. Gaia, uma alegoria da Terra representada por uma mulher, é a personagem central deste filme. Tecnicamente apoiado num importante movimento retrospetivo em plano sequencial, o filme ilustra a reconstrução histórica que levou ao desastre ecológico por nós atualmente vivido. Mostra, especificamente, o excesso de consumo de todos, com cada vez mais produtos alimentares transformados, embalagens de plástico nocivas, ou a criação intensiva de gado e a pesca intensiva.
L’IMPIANTO UMANO
Andrea Sbarbaro, Itália 2021
Ficção (11’)
Elettra, uma excêntrica apresentadora de TV rodeada por uma equipa incompetente, faz uma reportagem sobre a história de quatro inquilinos solitários que, após um apagão no meio do verão, criaram a invenção do século.
PLASTIC SHOPPER
Pierre Dugowson, França 2022
Documentário (4’)
Mona precisa de ir às compras. Cá está ela no supermercado, e tudo é de plástico.
THE SAUSAGE RUN
Thomas Stellmach, Alemanha 2022
Animação (10’)
Filme de animação de 10 minutos, conta a história trágica de um cordeirinho com a ajuda de diversos Zootrópios, livremente baseado no conto de Grimm, “O Capuchinho Vermelho”. Aqui, trocam-se os papéis dos humanos e dos animais. As personagens humanas no filme são representadas como animais antropomórficos. O animal da história, o lobo mau, é aqui um ser humano. A família do “Capuchinho Vermelho” consiste na mãe ovelha, o cordeiro como “Capuchinho Vermelho” e um avô ovelha. O lenhador e a sua mulher são cães com uma predileção por salsichas. O lobo, um talhante, é um homem com um problema grave – já se lhe acabou a carne. A história decorre com a utilização de Zootrópios, que são dispositivos óticos históricos e bastante rudimentares que apresentam sequências de imagens desenhadas em movimento. É uma invenção que remonta ao século XIX e uma precursora da tecnologia cinematográfica.
ESTRELLAS DEL DESIERTO
Katherina Harder Sacre, Chile 2022
Ficção (19')
Antay (12 anos) tem uma equipa de futebol juntamente com os seus amigos Pedro (12 anos) e Ayelén (11 anos), na zona mais a norte do Chile, a meio do deserto de Atacama, que tem sido assolado por secas. À medida que o tempo passa e a situação piora, algumas famílias começarão a abandonar a cidade, o que significa que a equipa de futebol de Antay e dos seus amigos estará em risco de acabar. Enquanto a sua mãe se junta a outras mulheres da cidade para protestarem e enfrentarem a ameaça ambiental, deparar-se-á com a perda e a transformação do seu ambiente para sempre.
17 JUN | 18h30
EO
Jerzy Skolimowski | Polónia, 2022
Longa Metragem (86’)
O mundo é um lugar misterioso quando visto pelos olhos de um animal. EO, um burro cinza com olhos melancólicos, encontra pessoas boas e más no caminho da sua vida, experimenta alegria e dor, sobrevive à roda da fortuna que transforma, aleatoriamente, a sua sorte em desastre e o seu desespero em felicidade inesperada. Mas nem por um momento ele perde a sua inocência.
17 JUN | 21h30
AYA
Simon Gillard | Bélgica e França, 2022
Longa Metragem (90’)
Aya cresce e vive com a sua mãe na ilha de Lahou. Alegre e despreocupada, gosta de colher cocos e dormir na areia. No entanto, o seu paraíso está condenado a desaparecer debaixo de água. À medida que as ondas ameaçam a sua casa, Aya toma uma decisão: se o nível do mar subir, ela não deixará a ilha.