SESSÃO DE CINEMA

BENILDE OR THE VIRGIN MARY

SUNDAYS AT CASA DO CINEMA: MANOEL DE OLIVEIRA E O CINEMA PORTUGUÊS 2

PRESENTED BY SUSANA NASCIMENTO DUARTE

House of Cinema
19 MAY 2024 | 5PM

Access to the House of Cinema Auditorium is via Rua de Serralves nº 873, 30 minutes before the start of the session.

Ticket: 3€
Full pass for all sessions: 70€
Discounted admission: 50% for Amigos de Serralves, youth, students (with ID) and over 65

Buy Ticket

1905 BENILDE OU A VIRGEM MÃE_Cinema2
"O Recado" (1972), José Fonseca e Costa

Fifth session of the film programme Manoel de Oliveira e o Cinema Português 2, with the screening of Manoel de Oliveira's "Benilde or the Virgin Mother" (1975), presented by the professor and researcher Susana Nascimento Duarte.

19 MAY | SUN | 5 PM

BENILDE OU A VIRGEM MÃE | BENILDE OR THE VIRGIN MOTHER

Manoel de Oliveira | 1975 | 106'


The young girl Benilde lives with her father in an isolated manor house in Alentejo. Due to the old maid Genoveva's suspicion, Benilde is subjected to a medical exam by Dr. Fabrísio, a well-known figure to the family. The result disturbs the house, as everyone is stunned to know that Benilde is pregnant, without any kind of plausible explanation for that. When asked about it, Benilde attributes her pregnancy to divine intervention.

Related

Susana Nascimento Duarte
Susana Nascimento Duarte
Susana Nascimento Duarte
Susana Nascimento Duarte

Susana Nascimento Duarte é professora de Cinema e Vídeo na ESAD.CR/IPL, onde coordena o Mestrado em Artes do Som e da Imagem.  É doutorada em Ciências da Comunicação - Cinema e Televisão, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa. É membro do Instituto de Filosofia da Nova, enquanto investigadora do CineLab (Laboratório de Cinema). No âmbito da sua atividade de investigação e docência, tem publicado diversos artigos, entrevistas e capítulos de livros, apresentado diversas comunicações em colóquios, seminários, conferências, festivais, bem como organizado mesas redondas, aulas abertas e residências artísticas. Tem trabalhado as relações entre as imagens-técnicas e a perceção, os pensamentos do figural, no cruzamento entre artes plásticas e cinema, e a sua investigação mais recente interessa-se pela estética das imagens documentais e pelo cinema como ferramenta arqueológica de crítica da cultura digital e do mundo contemporâneos. Foi uma das programadoras do Ciclo de encontros “O que é o Arquivo?”, uma iniciativa da Videoteca do Arquivo Municipal de Lisboa, e dos Laboratórios Arte-Arquivo (Fundação Calouste Gulbenkian, 2017) Cinema-Arquivo (Cinemateca Portuguesa, 2018) Cidade Arquivo (Biblioteca de Marvila, 2019). É editora da secção “Entrevistas” da Cinema: Revista de Filosofia e Imagem em Movimento. Trabalha também como realizadora, desde 1996, tendo realizado filmes como Materiais de Construção (2001), Atelier (2011) e Jardim de Infância (2022).

 

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile