Conversas e Conferências

Print Matters, Yeah!: A Conversation

Museum
20 MAR 2024 | 7pm

Acesso: Mediante aquisição de bilhete de entrada no Museu

Ticket office €3 (Friends of Serralves, students and over 65s: 50% discount)

Buy Ticket

2003 Conversa Print Matters
Christophe Boutin

The Serralves Foundation Library offers a unique exploration of contemporary art, showcasing a selection of recent acquisitions from the Serralves Collection of Artist’s Publications and Editions. This exhibition features works by Tauba Auerbach, Liz Deschenes, Maurizio Cattelan, Jonathan Monk, Rirkrit Tiravanija, and Slavs and Tatars. It also includes a curated selection of books by French publisher onestar press, highlighting the significance of print as a vital medium for artists to explore and expand their creative practices.

Join Christophe Boutin, curator of 'Print Matters, Yeah!' and consultant for Artist's Books at Serralves, in an engaging conversation with Benôit Maire, a featured artist from the onestar press selection.

"UM MILHÃO é um número que dizemos e não sabemos.

Significa, no espaço ou no tempo uma medida que por incapacidade natural, escapa à nossa intimidade.

A insistência destas grandezas solta-nos numa ideia que já não nos pertence.”


Fernando Lanhas queria ver o que era um milhão de pontos e, para tal, criou um quadro gráfico com a representação de um milhão de pontos para poder apreender uma noção que considerava abstrata. Partimos deste exercício para uma conversa sobre as motivações do artista Fernando Lanhas no domínio da arte e na procura incessante de conhecimento que pautou o seu percurso. 


Juntamos Carlos Fiolhais, Físico e Filomena Serra, Historiadora de Arte, para falarmos das várias dimensões de Fernando Lanhas como pintor, arquiteto, cientista, arqueólogo, museólogo e sobretudo para compreendermos o papel da ciência na sua prática artística. Uma conversa onde a ciência e a arte serão pistas para o universo do abstrato.

Participants

Carlos Fiolhais
Carlos Fiolhais
Filomena Serra
Filomena Serra
Carlos Fiolhais
Carlos Fiolhais

Nascido em Lisboa (1956), doutorou-se em Física Teórica na Universidade Goethe, Frankfurt (1982). É professor catedrático de Física da Universidade de Coimbra (aposentado). É autor de mais de 60 livros pedagógicos e de divulgação científica, alguns de circulação internacional, e de centenas artigos científicos, pedagógicos e de divulgação, um dos quais o mais citado de autores em Portugal. Dirige a coleção "Ciência Aberta" da Gradiva. Ganhou vários prémios e distinções, entre as quais a Ordem do Infante D. Henrique em 2005.

serralves.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile