Museum

Park Sculptures

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Estrutura de vidro e metal em formato de prisma triangular, de grandes dimensões, situada no jardim.
Par de espelhos verticais que formam um ângulo reto e refletem a vegetação do Parque
ANGELO DE SOUSA
Escultura gigante e colorida, com formato de pá de jardinagem como se estivesse espetada no solo
CLAES OLDENBURG E COOSJE VAN BRUGGEN
Mesa com uma fonte, quatro bancos de ardósia situada no parque
MARIA NORDMAN
Estrutura em ferro que se assemelha a mobiliário urbano
VEIT STRATTMAN
Monte de terra integrado na paisagem que contém um prisma trapezoidal diagonalmente atravessado por um espelho
FRANCISCO TROPA
Buraco forrado a pedra coberto por um painel de vidro
ALBERTO CARNEIRO
Escultura em bronze de uma banhista
ARISTIDE MAILLOL
Rede feita com fios de nylon branco suportada pelas árvores do parque
FERNANDA GOMES
Banco giratório constituído por quatro assentos dobráveis em plástico
VEIT STRATMANN
Grande painelretangulares de aço colocado entre um muro e árvores
RICHARD SERRA
Pavilhão espelhado de base triangular com uma porta
DAN GRAHAM
Par de espelhos verticais que formam um ângulo reto e refletem a vegetação do Parque
Image mobile
ANGELO DE SOUSA

Latitude: 41.160181
Longitude: -8.65775

Ângelo de Sousa
Um jardim catóptrico (Teuseus) [A Catroptic Garden], 2002
Corten steel, mirror (11 elements)
234 x 41 x 41 cm (each)
Coll. Fundação de Serralves — Museu de Arte Contemporânea, Porto

The sculptures of Ângelo de Sousa (Lourenço Marques, Mozambique, 1938 — Porto, Portugal, 2011) are exercises in constructed form in space.

Located at the far north of the Park not far from the Villa, Um jardim catóptrico (Teuseus) consists of a set of eleven pairs of vertical mirrors, each forming a right angle, reflecting the Park and its visitors. According to the artist: ‘The idea was to make an installation that is very discreet, hidden, lost in the nature in which it stands (…)’. Triggered by the reflection of the light (hence the title ‘catroptic’), the surrounding environment is reflected on several mirrored surfaces that become a game where the visitor’s image is continuously revealed and hidden, merging with the landscape.

This work was conceived for Porto 2001: European Capital of Culture programme, and was installed at the Serralves Park in 2002.